Em Albufeira, um dos concelhos mais turísticos da região Sul, há uma praia de difícil acesso que até foi considerada uma das mais secretas da Europa em 2024
Praias desertas, escondidas e de difícil acesso. Se está prestes a entrar de férias e este é o seu tipo de turismo balnear, este artigo é para si. No coração do Algarve turístico, em Albufeira, há uma praia que resiste à afluência de banhistas – tanto que este ano foi considerada uma das melhores praias secretas da Europa pela plataforma European Best Destinations (EBA).
A Praia da Ponta Pequena, em São Rafael, Albufeira, é de “difícil acesso”, como a classifica a EBA, mas existe um pequeno trilho que leva os mais curiosos até ao areal. “Esta praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas”, aponta a plataforma.
Uma das formas de acesso à praia, recomendada em vários sites de turismo, é através de barco ou caiaque. A praia encontra-se rodeada por rochas e para aceder ao mar, terá de atravessar a pequena gruta. O buraco existente do tecto da gruta permite contemplar o céu de forma privilegiada.
A par desta praia em Albufeira, também outras duas praias portuguesas foram distinguidas pela EBA. Ainda no Algarve, em Portimão, a praia João d’Arens só dá para estender a toalha quando a maré está vazia, sendo mais fácil o acesso por barco do que o trilho por entre a vegetação e sempre a descer.
A outra praia mencionada no ranking divulgado em julho fica no Parque Nacional da Arrábida e não tem acessos por estrada nem qualquer infra-estrutura. Alpertuche tem capacidade para 10 a 15 pessoas e para lá chegar há que fazer um percurso entre mar e serra.