TAP: Marcelo quer saber "qual o critério seguido" para atribuir a indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis

26 dez 2022, 18:35

Presidente da República afirma que, caso a atual secretária de Estado do Tesouro tenha saído da companhia aérea por "decisão da própria, não haveria obrigatoriamente a indemnização"

Marcelo Rebelo de Sousa considera importante saber porque é que a TAP pagou 500 mil euros de indemnização a Alexandra Reis, ex-administradora da companhia aérea e atual secretária de Estado do Tesouro, isto após ser revelado que o contrato terá sido terminado por vontade da própria.

“A sensação que tinha é que, para ter havido indemnização, tinha havido uma rescisão, tinha sido a empresa a terminar o contrato. Havendo um acordo que resulta da vontade da própria de fazer cessar o contrato e receber, em contrapartida, um quantitativo da empresa, fica-se com esta dúvida. Há um ponto em que não há dúvida, é de que houve acordo", disse o Presidente da República aos jornalistas na Covilhã.

"Se fosse uma rescisão, receberia outra quantia. Não sendo uma rescisão, sendo uma decisão da própria, não haveria obrigatoriamente a indemnização", completou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa disse, ainda, ser necessário apurar por que razão "terminou a colaboração" entre Alexandra Reis e a TAP, e refere que um eventual esclarecimento é "importante" não só para o Governo, mas também para o próprio.

"Para o Presidente a República, [o esclarecimento] é importante porque ele nomeou-a [para o Governo]. Nomeei-a, há cerca de um mês, para secretária de Estado (...) Pedidos os esclarecimentos pelos ministros, não deve ser muito difícil dar o esclarecimento".

Política

Mais Política

Patrocinados