Mulher de Manuel Pinho diz ainda que a relação do ex-ministro com Ricardo Salgado "passou por várias fases"
Alexandra Pinho foi ouvida esta segunda-feira no Juízo Central Criminal de Lisboa no âmbito do caso EDP. Em tribunal, a mulher de Manuel Pinho garantiu que o marido “dava as instruções” para movimentar o dinheiro da conta da Tartaruga Foundation.
“Eu apenas tinha poderes para movimentar aquela conta [Tartaruga Foundation] a favor dos interesses do meu marido enquanto ele esteve no Governo. Era ele que dava as instruções”, disse Alexandra Pinho em tribunal.
“Só o fiz por pedido do meu marido. (…) Quando ele saiu do governo, eu desliguei-me totalmente do assunto.”
Sobre a relação do casal com Ricardo Salgado, Alexandra Pinho afirma que, do seu ponto de vista, “era uma relação mais institucional” porque trabalhava para o banqueiro.
“Mais pessoal era a relação que tinha com a mulher. O dr. Salgado era uma pessoa muito ocupada. A dra. Maria João Salgado tinha muito interesse pela arte e chegou a pedir-me para me acompanhar nas exposições”, disse, antes de afirmar que a relação entre Manuel Pinho e Ricardo Salgado “passou por várias fases”.
Manuel Pinho, em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, é acusado de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal.
A sua mulher, Alexandra Pinho, está a ser julgada por branqueamento e fraude fiscal - em coautoria material com o marido -, enquanto o ex-presidente do BES Ricardo Salgado responde por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento de capitais.