IPMA coloca 13 distritos em alerta vermelho, mais cinco nas últimas horas

12 jul 2022, 13:17
Bom tempo (Lusa/Nuno Veiga)

Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria e Santarém sobem, assim, para o nível mais elevado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, nesta terça-feira, 13 distritos em alerta vermelho de calor, mais cinco que o previsto inicialmente. São eles Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria e Santarém sobem, assim, para o nível mais elevado. 

A duração do aviso vermelho não é igual para os 13 distritos, com Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre a permanecerem mais tempo em alerta máximo, concretamente até à meia-noite de quinta-feira.

Já Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão sob aviso vermelho até às 21 horas de quarta-feira, enquanto o alerta de Viana do Castelo é apenas para hoje.

Em aviso laranja, o segundo mais grave, estão Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, enquanto Faro é o único distrito em aviso amarelo. 

Em causa está a forte subida das temperaturas em todo o território continental. Em muitas regiões as máximas vão ultrapassar os 40 graus

O agravamento do risco de incêndios levou o Governo a decretar Situação de Contingência em todo o território continental. Esta declaração entrou em vigor às 00:00 desta segunda-feira e vai prolongar-se (pelo menos) até às 23:59 de sexta-feira, 15 de julho.

À semelhança de Portugal, Espanha também enfrenta uma situação de tempo quente, com temperaturas superiores a 40 graus e condições meteorológicas favoráveis para a eclosão de incêndios, que já atingiram a Galiza no sábado.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados