Estes radares apanham condutores a mexer no telemóvel e já chegaram à Europa

26 mai 2022, 14:36
Radares para o uso de telemóvel durante a condução (Foto: Youtube Acusensus)

O sistema já foi testado na Austrália e nos Países Baixos, em 2019, e foi um sucesso. Como tal, existem outros países europeus tentados a fazer a experiência. A Alemanha já está em período experimental

Se tem por hábito mexer no telemóvel enquanto conduz, atenção: uma empresa de tecnologia australiana, a Acusensus, criou uma espécie de radar inteligente que não tem como propósito apanhar condutores em excesso de velocidade, mas sim aqueles que usam o telemóvel enquanto conduzem. Na verdade, nem precisa de estar a usá-lo, basta ser apanhado a tocar no telemóvel. Isso, por si só, já vale multa.

O sistema já foi testado na Austrália e nos Países Baixos, em 2019, e foi um sucesso. Como tal, existem outros países europeus tentados a fazer a experiência. Na Alemanha, por exemplo, esta nova tecnologia já está a ser usada e as expectativas são altas.

"Só em 2021, houve 1.001 acidentes que foram provocados por distração, entre outras razões, devido ao uso de telemóvel durante a condução. Com o uso desta nova câmara, esperamos um aumento ainda maior da segurança rodoviária", disse o ministro do Interior, Roger Lewentz.

A forma de funcionamento destes novos radares não difere muito da dos de velocidade. O equipamento contém uma câmara que, em vez de tirar uma fotografia à matrícula do veículo, fotografa o para-brisas. O software dispara depois de verificar a posição da mão do condutor e se este está a segurar aquilo que parece ser um telemóvel. Depois, essas fotografias são avaliadas por um grupo de peritos. 

Por enquanto, o sistema só foi instalado no estado alemão Rhineland-Palatinate. No espaço de uma hora, uma única câmara apanhou pelo menos dez infratores. Assim, no próximo mês, vão entrar em funcionamento mais algumas na cidade de Trier. Passado o período de teste, que não se sabe quanto tempo vai durar, as autoridades e o governo vão analisar os dados recolhidos para depois decidirem se expandem ou não o sistema.

Na Alemanha, as multas para os infratores apanhados rondam os 100 euros. Para além disso, é-lhes descontado um ponto na carta de condução. 

No estado australiano de Nova Gales do Sul, estes radares inteligentes já estão em funcionamento há três anos. Nesse mesmo ano, as autoridades dos Países Baixos também adotaram o mesmo sistema.

Europa

Mais Europa

Patrocinados