25 detidos em operação da polícia alemã contra grupos terroristas de extrema-direita

Manuela Micael , Notícia atualizada às 09:35
7 dez 2022, 08:30
Buscas na Alemanha (Boris Roessler/dpa via AP)

Pertenceriam a um grupo criado há cerca de um ano, que tinha como objetivo derrubar o Governo alemão. Uma espécie de "governo sombra" já estaria a ser preparado

Pelo menos 25 pessoas foram detidas, esta quarta-feira de madrugada, numa operação da polícia alemã contra grupos terroristas de extrema-direita. O balanço foi avançado pela procuradoria federal alemã. 

Os detidos são suspeitos de pertencerem ou apoiarem grupos de extrema-direita. De acordo com as autoridades, a rede agora desmantelada faz parte de um movimento mais amplo de extrema-direita que já estava bem estabelecido e com um plano concreto para derrubar o governo alemão pela força e implementar um novo.

A operação foi levada a cabo de madrugada em 11 estados. De acordo com o jornal Deutsche Welle, as buscas visaram 130 propriedades de 52 suspeitos.

O ministro da Justiça alemão, Marco Buschmann, já se pronunciou sobre a operação. O ministro disse que a operação visou uma rede terrorista com ligação ao movimento Reichsburger.

"Desde esta manhã que está a decorrer uma grande operação antiterrorismo. O Procurador-Geral Federal está a investigar uma suspeita rede terrorista ligada ao Reichsbürger. Há suspeitas de que um ataque armado contra órgãos constitucionais foi planeado", escreveu Buschmann no Twitter.

De acordo com fontes oficiais, os suspeitos agora detidos “pertencem a uma organização terrorista fundada em finais de novembro de 2021, que tinha como objetivo derrubar o Governo almão e substituí-lo pela sua própria forma de Estado, que já estava a ser preparado”.

Entre os detidos, há homens e mulheres. Vinte e quatro são de nacionalidade alemã e um é russo. Um dos indivíduos foi detido na Áustria e outro em Itália.

Há ainda 27 suspeitos sob investigação, mas que não foram, por enquanto, detidos.

Europa

Mais Europa

Patrocinados