Há dois mortos. Várias pessoas continuam soterradas
Duas pessoas morreram na sequência do colapso de um hotel em Kröv, no oeste da Alemanha. De acordo com o jornal alemão Bild, que cita as autoridades locais, as vítimas mortais são um homem e uma mulher.
Segundo as autoridades, 14 pessoas estavam no interior do edifício no momento do acidente, que ocorreu cerca das 23:00 locais (menos uma hora em Portugal Continental) de terça-feira e cujas causas ainda não são conhecidas. Só às 08:10 locais desta quarta-feira é que as autoridades, numa operação que contou com mais de 200 operacionais, conseguiram resgatar a primeira pessoa que estava soterrada entre os escombros - segundo o jornal Bild, tratava-se de um homem que foi transportado de maca para o hospital mais próximo.
A partir daí sucedeu-se uma série de resgates realizados com sucesso, como o de uma criança que estava a dormir no momento do colapso e que foi retirada dos escombros num saco de cama. O menor parecia bem, pelo menos fisicamente, como descreve o Bild. Já a mãe teve de ser transportada ao colo por um operacional, enquanto o pai ainda estava debaixo dos escombros pelas 11:00 horas.
As autoridades também conseguiram resgatar uma mulher que saiu a coxear, apoiada pelos bombeiros. Várias pessoas ainda se encontram debaixo dos escombros, sendo que algumas delas aparentam ferimentos graves, de acordo com a informação recolhida no local pelo jornal alemão, que cita um comunicado da polícia que indica que “os serviços de emergência estão em contacto” com algumas das pessoas soterradas.
Receando que o prédio possa desabar ainda mais, as autoridades retiraram 31 moradores das imediações do edifício, que foram abrigadas num centro de cuidados médicos temporário. No mesmo comunicado de imprensa, a polícia descreve esta operação de resgate como “extremamente exigente”, uma vez que os operacionais têm de entrar no edifício “com muita cautela”. Citadas pelo Bild, as autoridades responsáveis pela operação de resgate descrevem o prédio como “um castelo de cartas” neste momento, não se sabendo ainda qual o estado do edifício.
De acordo com a emissora local SWR, o edifício do hotel Zur Reichsschenke, localizado perto das margens do Rio Mosela, foi construído no século XVII, tendo sido reabilitado em 1980, quando foi construído um segundo andar no hotel. De acordo com as autoridades, o teto do hotel ruiu, num estrondo que fez colapsar janelas e paredes. Um dos hóspedes contou à SWR que estava a tomar banho quando o chão desabou.
O vale do Mosela é um destino turístico bastante popular na Alemanha, sendo reconhecido pelas suas vinhas e paisagens pitorescas.