Uma competição para aumentar o consumo de álcool entre os jovens? O Japão está a tentar tudo

18 ago, 09:58
Beber álcool (Getty Images)

Concurso pede ideias a jovens adultos para revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas, uma vez que o governo precisa de arrecadar mais impostos. Maior declínio ocorreu no consumo de cerveja

O governo japonês está a promover uma competição nacional para incentivar a população a beber mais álcool. Esta medida espera reverter a diminuição do consumo entre os jovens, que resultou na queda das receitas fiscais.

A campanha está atualmente a ser conduzida pela Agência Nacional de Impostos (NTA) e apela aos adultos entre os 20 e os 39 anos a apresentarem propostas para ajudar a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas, cujo negócio foi muito afetado pelas mudanças no estilo de vida da população durante a pandemia.

A NTA adianta que o consumo de álcool no Japão caiu, em média, de cem litros por pessoa por ano, em 1995, para 75 litros, em 2020. Esta queda no consumo terá afetado o orçamento do país, que já se encontra com um défice de milhões. Os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita do Japão em 2020, percentagem que se situava nos 3% em 2011 e nos 5% em 1980. 

Foi no consumo de cerveja que se registou a maior queda: o volume de vendas caiu 20%.

Por outro lado, o ministério da saúde daquele país espera que esta campanha lembre também a população de beber apenas a quantidade "recomendada", evitando excessos.

A competição irá decorrer até dia 9 de setembro e pede "novos produtos e designs", assim como formas de promover o consumo de álcool em casa. De acordo com o The Guardian, que cita o jornal local JiJi, os participantes devem ainda explorar métodos de vendas através do metaverso.

Os finalistas da competição serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios, uma gala que irá decorrer em Tóquio no dia 10 de novembro. A ideia vencedora deverá ser colocada em prática.

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