Ex-presidente suíço Alain Berset eleito secretário-geral do Conselho da Europa

Agência Lusa , PP
25 jun, 19:45
O Presidente suíço Alain Berset com a sua mulher Muriel Zeender na estreia do filme The Image Book no Festival de Cannes

O novo secretário-geral tomará posse no dia 18 de setembro, sucedendo à croata Marija Pejcinovic Buric, cujo mandato foi marcado pela exclusão da Rússia, após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022

O ex-presidente suíço Alain Berset, de 52 anos, foi esta terça-feira eleito para um mandato de cinco anos como secretário-geral do Conselho da Europa, anunciou o órgão parlamentar da instituição de controlo dos direitos humanos no continente.

“Parabéns a Alain Berset, que acaba de ser eleito secretário-geral do Conselho da Europa, para um mandato de cinco anos!”, divulgou na sua conta da rede social X a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE), cujos membros elegeram Berset à segunda volta.

O novo secretário-geral tomará posse no dia 18 de setembro, sucedendo à croata Marija Pejcinovic Buric, cujo mandato foi marcado pela exclusão da Rússia, após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

O belga Didier Reynders, comissário europeu da Justiça cessante, e o estónio Indrek Saar, ex-ministro da Cultura, eram também candidatos à liderança do Conselho da Europa, que tem 46 Estados-membros.

Berset era um dos políticos mais populares da Suíça quando tomou o país de surpresa ao anunciar que abandonaria o Conselho Federal, no final de 2023.

Durante 12 anos, este membro do Partido Socialista ocupou a pasta dos Assuntos Internos no Governo federal suíço e foi nesse cargo, que abrange as questões de saúde, que teve de gerir a crise mais grave da sua carreira: a pandemia de covid-19.

No auge dessa crise, recebeu ameaças de morte e foi colocado sob proteção policial, uma raridade na Suíça.

Alain Berset também exerceu por duas vezes, em 2018 e 2023, a presidência rotativa da Confederação Helvética, um cargo essencialmente protocolar com a duração de um ano, que os Conselheiros Federais acumulam com as respetivas pastas.

Casado e com três filhos, Berset nasceu a 09 de abril de 1972 em Friburgo (centro-oeste da Suíça). Estudou Ciências Políticas, licenciando-se em 1996, e Ciências Económicas, área em que se doutorou em 2005, em Neuchâtel.

Fundado em 1949 em Estrasburgo, França, o Conselho da Europa tem atualmente 46 Estados-membros, depois da expulsão da Rússia.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados