O carro voador passou nos testes mas ainda precisa de uma licença

CNN , Robert North, Radina Gigova e Sana Noor Haq
23 fev 2022, 08:30
AirCar

Um carro que se consegue transformar numa pequena aeronave passou nos testes de voo com distinção, na Eslováquia, dizem os criadores.

O “AirCar” recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade oficial da Autoridade Eslovaca de Transportes, depois de completar 70 horas de “testes de voo rigorosos”, segundo Klein Vision, a empresa por detrás do “veículo duplo carro-avião”.

Os voos de teste, que incluíram mais de 200 descolagens e aterragens, foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), disse a empresa numa conferência de imprensa.

“Os desafiantes testes de voo incluíam toda uma variedade de voos e manobras e demonstraram uma incrível estabilidade estática e dinâmica no modo de avião”, disse a empresa.

Um porta-voz da Klein Vision disse à CNN que é necessária uma licença de piloto para manobrar o veículo híbrido e acrescentou que a empresa espera ter o “AirCar” disponível comercialmente no início do próximo ano.

Uma equipa de oito especialistas demorou mais de 100 mil horas a converter conceitos de design em modelos matemáticos que levaram à produção do protótipo. O “AirCar” tem um motor BMW 1.6 L e utiliza “combustível vendido em qualquer bomba”, disse Anton Zajac, cofundador da Klein Vision, numa declaração à CNN.

O veículo consegue voar a uma altitude operacional máxima de 18 mil pés, acrescentou Zajac.

Em junho, o carro voador completou um voo de teste de 35 minutos entre aeroportos em Nitra e na capital da Eslováquia, Bratislava. Depois da aterragem, a aeronave converteu-se num carro e foi conduzido pelo centro da cidade.

“A certificação do AirCar abre portas para uma produção em massa de carros voadores muito eficientes”, disse o piloto de testes Stefan Klein, o inventor do carro e líder da equipa de desenvolvimento.

Kyriakos Kourousis, presidente do grupo especializado em aeronavegabilidade e manutenção da Royal Aeronautical Society, disse à CNN que “esta não é a primeira vez que tipos de carros semelhantes foram certificados”.

“Se a empresa envolvida na certificação tiver feito negócio, isto irá progredir para a criação de um produto que pode chegar ao mercado”, disse Kourousis.

Ele acrescentou: “É a escala que vai criar muitas novas oportunidades de trabalho e vai fazer com que sejam desenvolvidas novas tecnologias”.

Outros veículos em desenvolvimento incluem o PAL-V Liberty, um giroplano que se transforma num veículo de estrada, da empresa com base nos Países Baixos, PAL-V. O veículo recebeu uma base de certificação completa da AESA, mas ainda não concluiu a fase final de “demonstração de conformidade”, segundo o site da firma holandesa.

Da mesma forma, a empresa norte-americana Terrafugia obteve um certificado de aeronavegabilidade especial para Aeronaves Desportivas Ligeiras (LSA) pela Administração Federal de Aviação, pelo seu veículo de transição, segundo uma declaração de janeiro.

Kourousis acrescentou que veículos como o “AirCar” podem, um dia, substituir os helicópteros.

“A escolha de um motor de combustão interna para o sistema de propulsão deste veículo foi muito provavelmente feita para depender de tecnologia comprovada”, disse Kourousis. “O impacto ambiental pode ser substancial se a utilização destes veículos aumentar, especialmente em contextos urbanos”.

“Acredito que veremos veículos completamente elétricos ou, pelo menos, híbridos deste género ou semelhantes num futuro próximo, contribuindo para os nossos objetivos de sustentabilidade ambiental”.

Livvy Doherty da CNN contribui para este artigo.

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