Como Neeleman controlou a TAP com dinheiro da própria companhia

18 nov, 10:16
TAP (imagem Getty)

Análise legal sustenta que Neeleman garantiu 61% da TAP com dinheiro cedido pela Airbus a troco da compra de aviões e pago posteriormente pela própria companhia. Ministério Público abriu inquérito

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) abriu um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP. Já em 2023, a CNN Portugal publicou uma análise legal a que ECO teve acesso, com data de 11 de agosto e entregue ao Governo, que mostrava como Neeleman terá sido financiado pela própria companhia, o que é proibido por lei, para controlar a TAP e atribuindo um benefício elevado ao fabricante de aeronaves europeu.

O estudo, elaborado pela sociedade de advogados Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, sugere que a TAP terá suportado custos que deveriam ser do acionista, violando o artigo 322.º do Código das Sociedades Comerciais, que proíbe empréstimos ou garantias para aquisição de ações próprias.

VEJA A ANÁLISE AQUI.

Empresas

Mais Empresas