Nesta vila no norte de Portugal a arte é o principal ponto de interesse, que chama artistas e turistas de todo o mundo. Mas há mais razões para rumar até próximo da fronteira com Espanha
Portugal tem inúmeras vilas e aldeias pitorescas por descobrir, algumas com meia dúzia de habitantes ou mesmo só um, como é o caso de Aigra Velha, no concelho de Góis. Já Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, tem mais de 9 mil habitantes, aos quais se juntam centenas de turistas todos os anos em especial espanhóis, havendo um particular motivo de interesse que chamou a atenção da imprensa espanhola, num artigo do El Cronista.
É que esta vila é apelidada de "Vila das Artes", designação que se deve ao facto de ter sido pioneira na realização das Bienais Internacionais de Arte em 1978. Desde então, de dois em dois anos Vila Nova de Cerveira recebe artistas de todo o mundo, no entanto, a arte não é exclusiva do evento que regressou em julho deste ano e se mantém até dezembro.
A autarquia promove o chamado Roteiro das Artes, através do qual é possível admirar obras como o Avecristo, de Manuel Patinha, o Memorial aos Cerveirenses Falecidos na Guerra Colonial, de Manuel Sousa Pereira, O Rei Veado, de José Rodrigues, ou a Ponte da Cultura, de Arcádio Blascos. Para além destas obras espalhadas pela vila, outras tantas, de artistas portugueses e estrangeiros, encontram-se no Museu Bienal de Cerveira, considerado o “Melhor Museu Português de 2019”.
À arte junta-se a história preservada na vila, que também convida a passeios de modo a conhecer a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, o Castelo de Cerveira, o Forte de Lovelhe, o Fortim da Atalaia, ou o Solar dos Castros. Já no que toca à natureza, os encantos vão desde a paisagem do Miradouro do Cervo ao Roteiro pela Natureza, que inclui bosques ribeirinhos e palustres (salgueiros e amiais junto ao Rio Minho), ou ainda o percurso pela Ecopista do Rio Minho, considerada a 3.ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenway Award).
No final, há também a gastronomia nos restaurantes típicos, como o Casa das Velhas, ou com novos conceitos que dinamizam a vila, entre eles o Curt'isso Taberna Bar e o La Scarpetta.
