Escolha da próxima administração vai recair em nomes sem perfil político
O Governo dissolveu o conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), empresa que regula o investimento e desenvolvimento da economia portuguesa. A notícia foi inicialmente avançada pela SIC Notícias e posteriormente confirmada pela CNN Portugal.
Como tinha sido avançado pela CNN Portugal, o novo conselho de administração é integralmente composto por pessoas novas, sendo Ricardo Arroja o nome escolhido para liderar a agência.
O objetivo do Ministério da Economia com esta troca é ter uma equipa nova que comece um percurso com um mandato integral, de três anos, até porque a atual direção já só tinha um ano e meio para cumprir à frente da organização.
A remodelação na AICEP é conhecida no dia em que a organização avançou que, desde o início deste ano, contratou investimentos de 44 milhões de euros com incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT).
São referidos "quatro contratos de investimento assinados pela AICEP com três empresas dos setores automóvel e farmacêutico, mais especificamente a Bosch Car Multimédia (dois contratos), a Huf Portuguesa e a BIAL, num valor total de 44.042.401,3 euros", pode ler-se no comunicado da agência.
Esta é mais uma remodelação feita pelo Governo de Luís Montenegro, depois das saídas do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou a demissão do diretor nacional da PSP.