Informado em todas as frentes, sem interrupções?
TORNE-SE PREMIUM

PSD propõe recondução de Aguiar-Branco como presidente da Assembleia da República

Agência Lusa , BCE
2 jun 2025, 18:09
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco

Eleição da mesa do parlamento vai realizar-se na terça-feira. Chega promete viabilizar nome proposto pelo PSD

O PSD vai propor a recondução no cargo do atual presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou esta segunda-feira o líder do partido, Luís Montenegro, na reunião do grupo parlamentar social-democrata.

Segundo fontes da direção do PSD, o partido proporá para vice-presidente da mesa a deputada Teresa Morais, que também já ocupava esta função na passada legislatura.

José Pedro Aguiar-Branco, que foi reeleito deputado por Viana do Castelo, participou na reunião da bancada do PSD, tendo chegado ao lado do presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado e do líder parlamentar, Hugo Soares, numa entrada recebida com uma grande ovação pelos novos deputados.

A eleição da mesa do parlamento vai realizar-se na terça-feira, na primeira sessão plenária da XVII legislatura.

Na última legislatura, o deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República a 27 de março de 2024 com 160 votos a favor, mas apenas à quarta tentativa.

No novo parlamento, PSD e CDS-PP têm 91 deputados (tinham 80). Quer o PS, com 58 deputados, quer o Chega, com 60, já disseram publicamente que não irão obstaculizar esta eleição.

O regimento da Assembleia da República determina que o presidente do parlamento é eleito na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

O Chega promete viabilizar o nome indicado pelo PSD para a presidência da Assembleia da República.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, André Ventura disse ter falado com o atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, a quem transmitiu que, "após as conversações que existiram entre as bancadas para o início em funções do novo parlamento, o Chega daria suporte e daria anuência à indicação do partido mais votado, neste caso a AD, para os órgãos de gestão da Assembleia da República".

Também o candidato a secretário-geral do PS José Luís Carneiro assegurou que o partido não se oporá à recondução de Aguiar Branco na presidência da Assembleia da República.

“O PS teve uma posição que foi assumida pelo secretário-geral interino e presidente do partido, Carlos César, que foi no sentido de o PS não vetar nenhum dos nomes apresentados pelos outros partidos, assim como também de recusar que qualquer outro partido pudesse vetar os nomes que fossem apresentados pelo PS. Se o PSD e a AD entenderam propor Aguiar Branco como candidato à presidência da mesa da Assembleia da República, o PS não se opõe a essa proposta”, disse.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas