Marinha alerta para perigos junto ao mar por agravamento da agitação marítima

Agência Lusa , MJC
18 out 2022, 17:37
Mau tempo: depressão Lola nos Açores

Devido à ondulação forte, a Marinha aconselhou que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como molhes de proteção dos portos, arribas ou praias

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) desaconselha atividades à beira-mar, nomeadamente em molhes, arribas e praias, devido ao “agravamento considerável” das condições meteorológicas e da agitação marítima entre a próxima madrugada e a de sexta-feira.

Numa nota, a AMN destacou que para esse período está prevista agitação marítima com uma ondulação do quadrante Oeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os 7 metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos”, além de ventos do quadrante sudoeste com uma intensidade média de até 84 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até 152km/h.

Devido à ondulação forte, a Marinha aconselhou que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.

A AMN sugere ainda que não sejam praticadas atividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

À comunidade marítima, é aconselhado que reforce a amarração e que mantenha “uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 03:00 e as 15:00 de quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, com possibilidade de trovoada.

Segundo o IPMA, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados