Mulheres banidas das universidades no Afeganistão

CNN Portugal , MJC
20 dez 2022, 17:59
Talibãs ordenam encerramento de escolas a meninas acima do sexto ano no Afeganistão (Getty Images)

Regime talibã restringe ainda mais a liberdade das mulheres no país

O regime talibã vai proibir as mulheres de frequentarem as universidades no Afeganistão, informa a BBC, citando o ministro do ensino superior.

A admissão de mulheres nas universidades públicas e privadas de todo o país fica proibida “até nova ordem”, o ministério  num curto comunicado, difundido também pela rede de televisão oficial Tolo. A decisão vai entrar em vigor imediatamente.

O regime restringe ainda mais o acesso das mulheres à educação, uma vez que já tinham sido excluídas do ensino secundário.

Há três meses, milhares de raparigas e mulheres fizeram exames de admissão em universidades em todo o país. Mas foram impostas amplas restrições às disciplinas que poderiam estudar, com ciência veterinária, engenharia, economia e agricultura fora do seu alcance, e outras bastante limitadas, como jornalismo.

Após a subida ao poder dos talibãs, no ano passado, as universidades passaram a ter salas de aula e entradas segregadas por género. Além disso, as alunas só podem ser ensinadas por professoras ou professores mais velhos.

Em novembro, as autoridades também baniram as mulheres dos parques da capital Cabul, alegando que as leis islâmicas não estavam a ser cumpridas ali.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados