ONU pede a talibãs que deixem mulheres trabalharem em ONG

Agência Lusa , AM
26 dez 2022, 12:31
Mulheres no Afeganistão (AP Photo)

Ramiz Alakbarov reuniu-se com o ministro das Finanças afegão, Mohamad Hanif, mas não foram divulgados mais pormenores sobre o encontro

As Nações Unidas exigiram esta segunda-feira aos talibãs que retirem a proibição de as mulheres trabalharem para organizações não governamentais no Afeganistão, depois de uma reunião do chefe da missão da ONU no país com as autoridades.

O chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), Ramiz Alakbarov, que coordena a assistência humanitária no país, reuniu-se esta segunda-feira com o ministro das Finanças afegão, Mohamad Hanif, mas não foram divulgados mais pormenores sobre o encontro.

“Milhões de afegãos precisam de ajuda humanitária e a remoção das barreiras é crucial”, sublinhou Alakbarov numa publicação na sua conta do Twitter.

O próprio Alakbarov disse no sábado que estava “profundamente preocupado” com a decisão dos talibãs e disse que era “uma clara violação dos princípios humanitários” apontando “o papel crucial das mulheres em todos os aspetos da vida e da resposta humanitária”.

A decisão foi anunciada no sábado pelo Ministério da Economia afegão e afeta todas as organizações não governamentais nacionais e internacionais. Embora não afete diretamente a ONU, impossibilita muitos dos seus programas de ajuda, uma vez que são levados a cabo por ONG afetadas pela medida.

O anúncio também surgiu poucos dias depois de os talibãs terem proibido as mulheres de terem educação universitária, o que suscitou críticas da comunidade internacional, incluindo grande parte do mundo islâmico. Os Talibãs anunciaram na sexta-feira que iriam abrir um debate interno para discutir as críticas.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados