Abraços ajudam as mulheres a enfrentar o stress. Os homens não têm a mesma sorte

CNN , Madeline Holcombe
28 mai 2022, 18:00
Um abraço é um sinal de afecto e de amor

Abraços podem ajudar antes de uma situação stressante, mas podem não ser sempre bem-vindos, avisam os especialistas.

Você tem um grande teste, uma conversa difícil ou um dia stressante pela frente – um abraço do seu parceiro pode fazer a fazer a diferença no seu estado de espírito? De acordo com um novo estudo, um abraço pode fazer uma grande diferença para as mulheres. Infelizmente, o efeito não é tão poderoso quando se trata de homens.

Um grupo de investigadores analisou como 76 pessoas responderam ao stresse após um abraço de um parceiro romântico, num estudo publicado na revista PLOS One. As mulheres que abraçaram os seus parceiros mostraram uma diminuição na produção de cortisol – uma hormona do stresse – em comparação com aquelas que não o fizeram.

O cortisol pode ter um impacto na recuperação da memória, o que pode tornar a tarefa stressante ainda mais difícil, afirmou o coordenador do estudo, Julian Packheiser, investigador de pós-doutoramento do Instituto Holandês de Neurociência.

Os homens não parecem ter o mesmo privilégio, aponta o mesmo estudo.

O estudo partiu de uma amostra relativamente pequena, mas foi feito com conhecimento especializado e contribui para o corpo sólido da ciência, explica Kory Floyd, professor de comunicação da Universidade do Arizona. Floyd não esteve envolvido no estudo.

Não é surpresa que o toque humano ajude na regulação do corpo, disse Packheiser.

O afeto por alguém que você ama liberta um neurotransmissor chamado oxitocina, muitas vezes chamado de “hormona do amor", que reduz os níveis de cortisol. Essa resposta, combinada com apoio social, cria uma almofada contra o stresse, de acordo com o estudo.

Outros estudos analisaram os benefícios do contato mais longo, como uma massagem, nas respostas ao stresse físico do sistema endócrino, que regula a libertação de hormonas, e do sistema nervoso simpático, que impulsiona a resposta rápida de “luta ou fuga” do corpo perante situações stressantes. Mas esta investigação mostra evidências científicas de uma opção imediatamente mais gratificante.

Fazer uma massagem nem sempre é possível. “Um abraço, por outro lado, é dado rapidamente e, portanto, pode ajudar a proteger contra futuras fontes de stress", explicou por e-mail. Agora que algumas das restrições da pandemia foram suspensas em grande parte do mundo, é útil saber que temos outra ferramenta pronta para ajudar na defesa contra os factores de stress do mundo, acrescentou.

Porque é que os homens não têm a mesma diminuição do cortisol? É difícil dizer, reconheceram os investigadores.

Pode ser um fator social, em que muitos dos homens podem não se sentir tão bem com os abraços porque eles são socialmente percebidos como incomuns ou estranhos para os homens, disse Packheiser. Também pode ter a ver com a diferença nos recetores de toque na biologia de homens e mulheres, acrescentou.

A diferença de resultado foi inesperada e não é necessariamente a última palavra sobre o assunto, disse ele. "Só porque não encontramos o efeito nos homens, (não significa) que não esteja lá", escreveu Packheiser num e-mail. "O efeito poderia simplesmente ser menor e não ter sido detectado."

 

Protegendo com carinho

“Um conselho simples será o de abraçar o seu parceiro, parentes ou amigos se souber que eles serão confrontados com situações stressantes em breve”, disse Packheiser. Se eles o quiserem abraço, é claro.

Este estudo mais recente baseia-se em conhecimento que já existia no campo, apontando como o afeto protetor de um ente querido é contra os efeitos negativos do stresse no corpo, disse Floyd.

Outro estudo em 2018 mostrou que abraços depois de um conflito ou de um evento negativo ajudaram as pessoas a sentirem-se melhor. E um bom contato físico é conhecido por acalmar o sistema nervoso, disse Lisa Damour, psicóloga clínica de Ohio especializada no desenvolvimento de adolescentes.

Mas o afeto não tem um tamanho único.

“É importante lembrar que há variação individual na forma como as pessoas respondem ao abraço”, disse Floyd. "Para alguns, um abraço é uma expressão bem-vinda de calor que pode aliviar o stresse, reduzir a dor e promover a intimidade. Para outros, o abraço parece invasivo ou não natural e pode até elevar o stresse, em vez de aliviá-lo."

Os parceiros românticos têm geralmente uma boa noção de como os seus entes queridos se sentem em relação ao afeto físico, mas os melhores abraços são aqueles que são dados com os sentimentos do destinatário em mente, disse Damour. Certifique-se que o que seu parceiro precisa de um abraço, em vez de assumir que ele precisa.

Família

Mais Família

Mais Lidas

Patrocinados