VÍDEO: guarda-redes agride avançado ao pontapé na distrital de Santarém

6 mar 2023, 11:08
Guarda-redes agride avançado ao pontapé em Santarém (vídeo/youtube)

Episódio aconteceu este domingo no jogo entre Marinhais e Espinheirense. Francisco Lacão pediu desculpa pelo comportamento e terminou a carreira

O jogo deste domingo entre Marinhais e Espinheirense, da 20.ª jornada da Série A do Campeonato Distrital da Segunda Divisão da Associação de Futebol de Santarém, ficou marcado por agressões violentas que envolveram jogadores das duas equipas.

Nos primeiros minutos da segunda parte, o árbitro da partida já tinha assinalado uma irregularidade na jogada, mas o avançado do Espinheirense, Gonçalo Martins, rematou a bola mesmo depois do apito. De seguida, foi empurrado por um defesa do Marinhais e o guarda-redes saiu disparado da grande área para o atingir com um pontapé. Já no chão, o avançado foi novamente pontapeado.

Gerou-se uma enorme confusão no relvado, com os jogadores do Espinheirense a confrontarem o guarda-redes Francisco Lacão, que ainda respondeu com novas agressões.

O jogo, que se disputou em casa do Marinhais, terminou com vitória dos visitantes por 2-0, que assim igualaram os 36 pontos da formação de Salvaterra de Magos e subiram ao segundo lugar.

Francisco Lacão já emitiu um breve comunicado nas redes sociais, onde pediu desculpa «a todos os intervenientes» e anunciou o final da carreira.

«Como jogador e homem sinto-me envergonhado, este tipo de comportamentos não são toleráveis nem no futebol nem na sociedade. Independentemente da sanção imposta pelas entidades responsáveis, ponho ponto final na minha prática desportiva», escreveu.

«E, do fundo do coração, peço desculpa por este comportamento num momento inexplicável e impensável da minha parte, que não tem justificação, o qual sei que terá de ser tratado com a devida gravidade para servir de exemplo, para que todos os comportamentos como este não sejam aceites no desporto», referiu ainda.

Já o Espinheirense, lamentou a «agressão bárbara» de que Gonçalo Martins foi alvo e informou que o jogador «está bem». O clube de Espinheiro pede ainda «mão pesada» à AF Santarém no julgamento deste episódio.

Por seu turno, o Marinhais pediu desculpa pelos atos de violência, mostrou «indignação» e repúdio pelo sucedido, além de ter deixado uma garantia. «Todos os atletas ou agentes ligados ao Marinhais que tenham revelado condutas impróprias serão punidos e não voltarão a representar o clube, enquanto esta direção estiver em atividade. » 

Veja o momento da agressão:

[artigo atualizado às 16h34 com a reação do Marinhais]

Relacionados

Patrocinados