Passageiros terão "via verde" para evitar esperas nos aeroportos portugueses

31 mai 2022, 07:18
SEF

REVISTA DE IMPRENSA Trata-se de uma triagem eletrónica prévia para evitar constrangimentos no desembarque de passageiros, como o que aconteceu no domingo devido a um plenário do SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai passar a contar com uma triagem eletrónica prévia de passageiros, noticia o jornal Público esta terça-feira. 

De acordo com a publicação, o objetivo é aumentar os balcões de atendimento, assim como o número de efetivos do SEF, e evitar as demoras no desembarque de passageiros dos aeroportos.

Segundo fonte governamental, esta mudança passa pelo funcionamento das máquinas de reconhecimento facial e de identificação digital de passaportes que já existem nos aeroportos portugueses. Estas serão adaptadas para separar os casos dos passageiros que não oferecem dúvidas, daqueles que podem ter problemas de identificação digital.

Na primeira triagem eletrónica, os casos de passageiros que ofereçam dúvidas são de imediato encaminhados para um serviço de fiscalização do SEF para esclarecimento da situação. Evita-se, assim, que este esclarecimento se faça nos balcões de atendimento presencial o que atrasaria o ritmo de verificação de entrada de passageiros no país. 

Este plano de contingência para os aeroportos nacionais é apresentado esta terça-feira pelo ministro da Administração Interna.


 

País

Mais País

Patrocinados