Novo Aeroporto: Costa reúne com Montenegro esta sexta-feira... e Pedro Nuno Santos também estará presente

Agência Lusa , RL
21 set 2022, 18:27
António Costa (Lusa/José Coelho)

Montenegro tinha afirmado, há pouco mais de uma semana, que o seu interlocutor nesta questão era o Primeio-ministro. "Não falo com o ministro", disse

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira uma reunião com o presidente do PSD na sexta-feira, em São Bento, com a presença do ministro das Infraestruturas, após registar “total disponibilidade” de Luís Montenegro para convergência sobre o novo aeroporto.

Esta posição de António Costa surge depois de o líder do PSD lhe ter escrito pedindo a “realização imediata” de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) sobre localizações possíveis do futuro aeroporto, que quer concluída num ano e com análise de custos e prazos de cada opção.

“O primeiro-ministro tomou conhecimento da carta que lhe foi dirigida pelo Dr. Luís Montenegro em nome do PPD/PSD”, lê-se na nota divulgada pelo gabinete do líder do executivo.

Em relação à carta de Luís Montenegro, “quanto ao essencial”, António Costa salienta ter registado a reafirmação da "total disponibilidade para se alcançar a maior convergência possível” sobre “a estratégia de desenvolvimento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” e, em especial, “da aceitação recíproca da metodologia a seguir”.

A seguir, António Costa refere-se à reunião de sexta-feira, mencionando a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

“Para dar sequência útil a esta disponibilidade, o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas e Habitação terão na próxima sexta-feira, às 17:00, na residência oficial do primeiro-ministro, uma reunião de trabalho com uma delegação do PPD/PSD liderada pelo seu presidente, Dr. Luís Montenegro”, acrescenta-se.

Na missiva do presidente do PSD dirigida a António Costa, divulgada à comunicação social, Luís Montenegro pede que esta AAE seja realizada para as opções Montijo, Alcochete “e qualquer outra que o Governo ou a estrutura encarregue de fazer a AAE decidam fundamentada e tecnicamente incluir".

Luís Montenegro reiterou ainda a disponibilidade para o diálogo sobre o tema com o Governo, pedindo a António Costa que “possa rapidamente tornar pública a decisão do Governo”.

"O meu interlocutor é o primeiro-ministro"

Importa recordar que António Costa afirmou, na grande entrevista à TVI/CNN Portugal, que uma decisão definitiva sobre o novo aeroporto só irá ser alcançada no fim do próximo ano. O primeiro-ministro revelou ainda que as conversas com Luís Montenegro estavam a correr bem e que não estava longe um acordo com o PSD. Contudo, Pedro Nuno Santos não estaria a participar nas reuniões.

“O meu interlocutor é o Primeiro-ministro e não falo com o ministro”, afirmou no mesmo dia o líder do PSD reagindo à entrevista do primeiro-ministro.

Governo

Mais Governo

Patrocinados