Cerca de 700 sismos registados hoje em São Jorge, mas nenhum foi sentido

Agência Lusa , BCE
29 mar 2022, 14:40

A ilha de São Jorge contabilizou mais de 20 mil sismos, mais de 200 dos quais sentidos pela população, desde o início da crise sísmica em 19 de março, segundo os dados oficiais

Cerca de 700 sismos foram registados hoje na ilha de São Jorge, no primeiro dia em que nenhum foi sentido desde o início da crise sismovulcânica que começou em 19 de março, anunciou esta terça-feira a Proteção Civil dos Açores.

“Desde a meia-noite de hoje [terça-feira], o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou cerca de 700 sismos de baixa magnitude e não foi sentido [pela população] nenhum sismo na ilha de São Jorge”, adiantou o presidente Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Após o briefing diário na Câmara Municipal das Velas, Eduardo Faria referiu que, nos últimos dias, tem sido registada uma “constância no que diz respeito ao número e à magnitude dos sismos”, mas salientou que a população da ilha deve manter-se alerta.

“Apesar de a magnitude dos sismos ter reduzido ligeiramente e estar no limiar entre os sentidos e não sentidos, as populações devem manter-se atentas, não devem relaxar e devem manter as medidas de autoproteção”, alertou o responsável do SRPCBA.

Eduardo Faria avançou ainda que o CIVISA vai analisar a informação do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias segunda a qual o volume estimado de uma possível intrusão de magma na ilha de São Jorge é de cerca de 20 milhões de metros cúbicos, comparável ao registado pela deformação do solo antes da erupção do Cumbre Vieja, em La Palma, em 2021.

“Esta situação vai ser analisada e logo que haja alguma resposta e alguma conclusão por parte do CIVISA, nós transmitiremos, mas evidentemente estamos atentos a esta situação”, assegurou..

Eduardo Faria salientou ainda que, tal como a população não deve relaxar pelo facto de as magnitudes estarem mais reduzidas e não se terem sentido sismos nas últimas horas, “também não deve entrar em pânico com informações que não são emitidas pelas entidades oficiais”.

A ilha de São Jorge contabilizou mais de 20 mil sismos, mais de 200 dos quais sentidos pela população, desde o início da crise sísmica em 19 de março, segundo os dados oficiais.

O número de sismos registados é mais do dobro do total contabilizado em toda a Região Autónoma dos Açores durante o ano de 2021.

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados