Capitania determina fecho a toda a navegação nos portos das Flores e Corvo

Agência Lusa , BC
24 set 2022, 13:49

Fecho à navegação resulta da passagem da tempestade tropical Gaston

A capitania do porto de Santa Cruz das Flores, nos Açores, determinou hoje o fecho a toda a navegação dos portos das ilhas do Corvo e Flores devido às condições meteorológicas.

Em comunicado, o capitão do porto de Santa Cruz das Flores refere que a decisão foi tomada depois de “auscultada a autoridade portuária” e diz respeito ao porto da Casa, na ilha do Corvo, ao porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, e ao porto das lajes das Flores.

As ilhas do grupo Central (Faial, Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa) do arquipélago dos Açores estão sob aviso vermelho, desde as 21:00 de sexta-feira e até às 15:00 de hoje, devido à chuva por vezes forte, provocada pela passagem da tempestade tropical “Gaston”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou hoje, pelas 07:30, que durante a noite não foram registadas ocorrências na sequência da passagem da tempestade tropical “Gaston” pelo arquipélago.

Num ponto de situação, o presidente do SRPCBA, Eduardo Faria, revelou que havia apenas a registar, durante a manhã, a queda de uma árvore na ilha do Pico, sem provocar danos.

O mais recente ponto de situação feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou também sob aviso amarelo as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), nomeadamente devido à agitação marítima, entre as 20:00 de sexta-feira e as 06:00 de domingo.

Nas ilhas das Flores e Corvo, o aviso amarelo para o vento e a chuva prolonga-se até às 12:00 de domingo.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo vigora até às 12:00 de hoje.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados