Cadeia de supermercados deslocou para o local "equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos" para apoiar as vítimas. Autocarro tinha como destino o centro de distribuição logístico da cadeia de supermercados, na Azambuja
Um despiste de um autocarro que também envolveu um veículo pesado de mercadorias na Estrada Nacional 3, na zona de Cruz do Campo, no concelho do Cartaxo, Santarém, provocou 40 feridos, de acordo com o último balanço feito pela GNR à CNN Portugal, no local.
Destes 40 feridos, três estão em estado considerado grave e algumas pessoas estão ainda a ser avaliadas no local, acrescentou a mesma fonte. As três vítimas de maior gravidade foram, posteriormente, transportadas para uma unidade hospitalar de ambulância. O helicóptero do INEM chegou a ser enviado para o local, mas acabou por não ser utilizado.
Os três feridos graves “não correm risco de vida”, indicou o capitão João Romano, da GNR de Santarém.
Às 17:00, os feridos ligeiros ainda estavam a ser retirados do local do acidente, na zona de Cruz do Campo, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém.
O viatura transportava 41 trabalhadores da Jerónimo Martins e tinha como destino o centro de distribuição logístico da cadeia de supermercados, na Azambuja. A viatura deslocava-se no sentido norte/sul e tinha partido do Cartaxo. Em comunicado, a empresa confirma que teve conhecimento do acidente e “lamenta profundamente”, acrescentando que o transporte é um serviço “contratado externamente”.
“Estamos a acompanhar com preocupação o evoluir dos acontecimentos. Deslocámos para o local as nossas equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos, que estão à inteira disposição das autoridades para o que for necessário”, pode ler-se no comunicado da Jerónimo Martins.
Num primeiro ponto de situação, o Comando Distrital de Socorro de Santarém avançou à CNN Portugal que havia 27 feridos e apenas um estava estado grave.
O alerta para o acidente foi dado pelas 14:23, para o local foram mobilizados 101 elementos de várias corporações de bombeiros, apoiados por 47 veículos.
As vítimas do acidente vão ser transportadas para o hospital de Santarém e Vila Franca de Xira.