Segredo finalmente revelado: os Óscares chamam-se assim por causa de um norueguês e a ideia foi de uma secretária

6 jul 2022, 17:38
Óscares

Bruce Davis, antigo diretor executivo da Academia, vai lançar um livro com uma nova teoria sobre a origem do famoso nome pelo qual são conhecidos os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Bruce Davis foi diretor executivo da Academia durante 22 anos, até 2011, quando se reformou. Foi depois da reforma que se dedicou à investigação dos arquivos aos quais teve acesso durante vários anos. 

Segundo conta o Deadline, depois da análise não só de 521 páginas que abordam os primeiros 50 anos da entrega de prémios, como também de arquivos e jornais, Davis concluiu que o nome Óscar se baseia num veterano do exército norueguês, e que foi dado por uma secretária da Academia, Eleanore Lilleberg.

Porquê um norueguês? Porque Eleanore Lilleberg, secretária e assistente da Academia durante os primeiros anos da entrega de prémios, que estava encarregada de guardar as estatuetas nos momentos antes da cerimónia, assim as começou a chamar.

Lilleberg era de origem norueguesa e a estatueta fez-lhe lembrar um Óscar, veterano do exército norueguês, que tinha conhecido em Chicago, e que era “alto e rígido” como a estatueta. 

A história foi confirmada por um pequeno museu em Green Valley, na Califórnia, dedicado a Eleanore e ao seu irmão, e por jornais que datam de 1944. 

Bruce Davis revela mais segredos dos Óscares no livro "The Academy and the Award", que estará à venda a partir do dia 11 de outubro de 2022.

As outras teorias

A primeira cerimónia dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aconteceu a 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel. Cada bilhete custava 5 dólares e 270 pessoas assistiram ao evento, que não teve transmissão televisiva.

Dez anos mais tarde, em 1939, a estatueta de bronze banhada a ouro foi oficialmente batizada como "Óscar", sendo que as dúvidas acerca do verdadeiro responsável pelo nome existiram até agora.

Uma das primeiras teorias era que o escultor das estatuetas se chamava Óscar. No entanto, o escultor foi George Stanley e inspirou-se no diretor de arte Cedric Gibbons para as criar.

Já Bette Davis, que foi presidente da Academia, afirmou na sua autobiografia que foi a autora do nome, argumentando que Óscar era o nome do marido (Harmon Oscar Nelson). No entanto, Bette Davis presidiu à Academia em 1941 e a estatueta começou a ser denominada de tal forma em 1939.

Uma terceira teoria defendia que foi uma secretária executiva da Academia, de nome Margaret Herrick, que tinha dado o nome ao prémio, por lhe fazer lembrar o primo Óscar Pierce, cuja alcunha era "Uncle Oscar". Até agora, esta era a teoria que mais tempo tinha vingado, mas será então agora desmascarada por Bruce Davis no livro "The Academy and the Award", que vai ser lançado em outubro.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados