Filho da rainha de Inglaterra chega a acordo com Virginia Giufrre em caso de abuso sexual

15 fev 2022, 16:35
Príncipe André perde o título de "sua alteza real"

André negou sempre as acusações e disse não conhecer Virginia Giuffre, com quem agora chegou a entendimento. Valores do acordo vão permanecer confienciais

O príncipe André e Viginia Giuffre chegaram a acordo no caso de abusos sexuais, de acordo com um documento entregue em tribunal esta terça-feira, avança a CNN Internacional. O filho da rainha de Inglaterra vai pagar uma indemnização à mulher. Os valores em causa vão permanecer confidenciais. 

“O príncipe André pretende fazer uma doação substancial à instituição de caridade da senhora Giuffre de apoio aos direitos das vítimas. O príncipe André nunca pretendeu denegrir o carater da senhora Giuffre, e ele aceita que ela tenha sufrido tanto quando vítima de abusos sexuais como por injustos ataques públicos. É sabido que Jeffrey Epstein traficou inúmeras jovens raparigas durante anos. O príncipe André arrepende-se da sua associação a Epstein e apoia a coragem da senhora Giuffre e de outras sobreviventes (…)”, pode ler-se na carta enviada ao juiz Lewis Kaplan.

A mulher, que atualmente tem 38 anos, sustenta que foi abusada sexualmente pelo príncipe André quando tinha 17 anos, pelo menos três vezes e em casas diferentes, que o magnata norte-americano Jeffrey Epstein (que morreu antes do julgamento) colocou à disposição do filho da rainha Isabel II.

André negou sempre as acusações e disse não conhecer Virginia Giuffre, apesar de a imprensa ter divulgado uma fotografia antiga em que aparece agarrado à cintura da então jovem.

No fundo da fotografia pode ver-se a ex-companheira de Epstein, Ghislaine Maxwell, que foi considerada culpada em dezembro por tráfico sexual no tribunal federal de Manhattan e agora corre o risco de ser condenada a dezenas de anos de prisão por colaborar no aliciamento de menores para atividades sexuais.

O caso do filho da monarca britânica não é ajudado pelo facto de existirem fotografias que confirmam a proximidade entre André, Epstein, Maxwell e Giuffre.

No entanto, o advogado de Virginia Giuffre disse à televisão pública britânica BBC nos últimos dias que a sua cliente não está à procura de uma compensação financeira.

“Um simples acordo financeiro não é algo que ela esteja interessada. Penso que o importante é que esta resolução [judicial] lhe faça justiça e faça justiça à sua denúncia”, indicou.

O príncipe André, duque de York, renunciou aos títulos militares, depois de a justiça norte-americana ter recusado arquivar a queixa civil por abuso sexual contra o membro da família real britânica.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados