Só dois bispos pediram até agora dados sobre os padres abusadores. Comissão vai "dar mais informação a quem pedir", exceto identidade das vítimas

8 mar 2023, 21:00
Igreja, religião, padres, missa, celebração, crucifixo. Foto: AP Photo/Thibault Camus

Daniel Sampaio explica à CNN Portugal que há elementos dos testemunhos, como o local e o ano, e outros detalhes, que podem ser "uma grande ajuda" para os bispos que investiguem os padres suspeitos de abusarem de menores

Os bispos de Évora e de Angra (Açores) foram os únicos até agora que solicitaram mais detalhes sobre os casos de abuso sexual de menores que envolvem padres das suas dioceses, adiantou à CNN Portugal Daniel Sampaio, que integrou a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa. 

De acordo com Daniel Sampaio, apesar de ter sido entregue apenas uma lista com nomes, a comissão - que tem a base de dados em sua posse - pode dar mais informação sobre os testemunhos a cada um dos bispos. "Vamos dar informação a quem nos pedir. Podemos indicar o local e o ano, por exemplo. E também mais detalhes que os bispos considerem importantes para os casos", adianta o especialista.

O psiquiatra sublinha que há, no entanto, regras muito rígidas que têm de ser cumpridas quando se der informação aos bispos. "Não se pode dar a identidade das vítimas", explica, notando que muitas são anónimas". Apesar disso, a informação que pode ser facultada, poderá ser, diz, "uma grande ajuda" para que se investiguem todos os casos de alegados padres que abusaram de menores.   

"Aos dois bispos que nos contactaram vamos dar informação. Eles estão no bom caminho", conclui Daniel Sampaio, garantido que há forma de investigar estes abusadores.

bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, afastou entretanto dois padres suspeitos de abusos sexuais e o bispo de Évora,  Francisco Senra Coelho, fez o mesmo em relação a padres da sua diocese que constam da lista de alegados abusadores entregue pela comissão que recolheu os testemunhos. Isto contrariando a ideia que foi transmitida pelo presidente da Conferência Episcopal, José Ornelas, que disse ser impossível suspender os padres devido à falta de informação dada pela comissão. "Só temos nomes", criticou na altura. Também o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, optou por frisar a dificuldade em afastar os padres, frisando que apenas o Vaticano os pode retirar do sacerdócio.   

Apesar de a comissão ter terminado as suas funções, Daniel Sampaio explica que a base de dados com os testemunhos permanece nas mãos dos elementos que a integram e que elaboraram o relatório que está a abanar toda a Igreja Católica portuguesa.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados