Plataforma criada por farmacêutica permite cada pessoa conhecer a rotina de beleza ideal para o seu tipo de pele
'Pele seca ou oleosa? Questionário de Baumann pt.1'. Estávamos no verão de 2015 e Marta Ferreira aventurava-se no mundo dos blogues com um tema que tinha tanto de familiar como de estranho, a cosmética. O objetivo era simples: descomplicar o complicado, mostrar que há ciência por detrás de um creme. Aos poucos, foi criando nas redes sociais uma comunidade de interessados no mundo da beleza, cada um com as suas dúvidas, as suas opiniões, as suas certezas. E dez anos depois, esta farmacêutica natural de Matosinhos cria a primeira plataforma portuguesa de seleção de cosméticos personalizada com inteligência artificial: abitat.
“Ao longo do tempo fui percebendo que havia a necessidade de as pessoas perceberem em concreto, para si, para a sua situação, para as suas necessidades, para as suas características, qual era a rotina de pele e quais os produtos que tinham de usar. Portanto, esta história de ter uma curadoria sempre me pareceu muito interessante”, conta à CNN Portugal Marta Ferreira, mestre e doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
A plataforma abitat começou a ser idealizada em 2021 e desde o primeiro momento que Marta Ferreira quis “fazer algo que é muito útil, que vai ajudar um grande número de pessoas”. “Quis ter uma seleção de produtos, não aquela abundância do mercado, que é isso que confunde muitas pessoas, o terem imensos produtos e não saberem o que escolher”, continua a farmacêutica com especialização em Cosmetologia.
Para cada pessoa chegar à sua rotina de cuidados de pele ideal, primeiro tem de responder a um questionário sobre o tipo de pele, a sensibilidade, o que procura num creme (hidratar, antienvelhecimento, etc.), se está grávida e hábitos de vida (se é vegano/a) ou ainda pesquisar por ingredientes ativos, caso já saiba o que resulta na sua pele. No final, é apresentada uma rotina de cuidados de pele adequada às necessidades da pessoa, rotina essa que pode incluir tudo aquilo que a pessoa quiser, desde protetor solar, a produto de limpeza, hidratante, tónico ou um creme específico para os olhos de uso noturno, por exemplo. Aqui o limite é ditado pelo utilizador. E as sugestões de produtos são para todos os bolsos: “Temos desde produtos de supermercado, as marcas próprias de supermercado ou marcas grandes que se vendem em supermercado, até produtos de farmácia, perfumaria e até marcas de nicho, que muitas vezes só encontramos online, mas que entregam em Portugal”, adianta Marta Ferreira.
E onde entra a inteligência artificial no meio disto tudo? Na opinião de cada utilizador - uma comunidade que Marta quer ver saltar das redes sociais, onde já tem uma família de quase três mil pessoas, para o infinito mundo online, que espera ver crescer no abitat, até porque a plataforma vai ter um sistema de pontos para quem faz reviews, e quantas mais avaliações fizer, mais pontos acumula, o que depois resultará em descontos em produtos e até uma consulta personalizada com a Marta, por exemplo.
“A inteligência artificial entra nas reviews. Várias pessoas vão preencher este quiz e essas mesmas pessoas que preenchem o quiz com as suas necessidades e características também vão fazer reviews. E a inteligência artificial entra quando eu emparelho pessoas com respostas semelhantes sobre os produtos que uma gostou e a outra está à procura. Ou seja, quanto mais reviews nós tivermos, mais perfeito vai ser este match [correspondência], pois vai aprendendo. Mas também vamos ter o fluxo contrário, porque se fizermos uma recomendação e a pessoa não gostou, isso também vai fazer com que o site aprenda”, explica Marta Ferreira, que em 2020 publicou ‘O Livro da Pele - Mitos e Segredos do Maior Órgão do Corpo Humano’ (editado pela Matéria Prima).
Quem já souber o que resulta na sua pele ou simplesmente quer explorar o mundo da cosmética, pode procurar na plataforma por produtos de acordo com as suas necessidades ou curiosidades. Cada produto é apresentado com a sua composição, ingredientes ativos e se é, por exemplo, adequado para grávidas ou para quem é vegano.
Após um investimento inicial na casa dos 50 mil euros, num futuro próximo, Marta Ferreira espera incluir o marketplace nesta plataforma, tornando ainda mais fácil a vida dos utilizadores, que além de ficarem a conhecer a rotina de cuidados de pele mais adequada para si, poderão comprar os produtos diretamente no site. “Comprar diretamente connosco é mais prático, porque se a pessoa vir o produto na plataforma e não puder comprá-lo, tem de ir a outro site”, conclui.