São momentos de humanidade e que mostram que nem sempre tudo é mau. Momentos que não nos envolvem só a nós, mas também àqueles que nos acompanham, como os animais de estimação
É indiscutivelmente uma das histórias da semana. Na pequena cidade de Boyacá, na Colômbia, um homem sentiu-se mal e teve de ser transportado de ambulância para o hospital.
Com ele estava o seu cão, que não conseguiu entrar no veículo, mas não desistiu de acompanhar o dono. O animal acabou por correr vários metros atrás da ambulância, até que os paramédicos se aperceberam da sua presença, acabando por abrir a porta e permitir ao cão que entrasse para acompanhar o dono no resto da viagem.
Em tempos de guerra e de indefinição, foi do Espaço que caiu uma boa notícia. A cápsula Soyuz trazia três astronautas da Estação Espacial Internacional. Oleg Konokenko e Nikolai Chub, dois russos, fizeram-se acompanhar por alguém que hoje em dia seria menos expectável. Tudo porque Tracy Dyson é norte-americana, precisamente da nacionalidade que Moscovo vê, atualmente, segundo a doutrina do Kremlin e de Vladimir Putin, como o maior inimigo.
374 dias depois de terem estado bem lá em cima, quebrando o recorde de estadia na Estação Espacial Internacional para os russos, a tripla acabou por aterrar esta semana no Cazaquistão.
No final, e como se não bastasse o convívio de cidadãos destas duas nacionalidades, o par russo ajudou mesmo Tracy Dyson a sair da cápsula, auxiliando também no processo de ajuste à gravidade que é necessário depois de uma aterragem destas.
O objetivo da Ocean Cleanup é simples: limpar 90% do plástico que flutua nos oceanos até 2040. Simples de traçar, altamente difícil de conseguir, até porque são milhões e milhões de toneladas que estão nos mares deste mundo.
A organização sem fins lucrativos desenvolveu uma série de tecnologias para melhor conseguir limpar o oceano. Entre elas está a interceção de plástico que chega ao mar através do rio, o que iria cortar o fluxo de poluição. Limpar o que já foi acumulado é a outra estratégia, como mostra o vídeo abaixo, e que exemplifica apenas uma pequeníssima porção do lixo que todos nós deitamos fora e que, muitas vezes, acaba no mar.
No meio do inferno dos incêndios que deflagraram na semana passada, nascem histórias de esperança e que mostram profunda solidariedade.
Uma família britânica que vive em Amarante, e que viu o fogo bem de perto, teve conhecimento da história de Diogo, um jovem apicultor que perdeu o seu sonho de vida. A família, sensibilizada com a situação, decidiu então criar uma página para angariar dinheiro para o ajudar e em três dias conseguiu que centenas de pessoas contribuíssem para a causa.
Um pequeno veleiro onde seguia um homem e o seu cão foi atingido pela ondulação e pelo vento e rapidamente começou a afundar ao largo da Florida, nos Estados Unidos. Apesar das condições adversas, provocadas pelo furacão Helene que atingiu o país fortemente esta quinta-feira, a Guarda Costeira americana conseguiu com sucesso salvar estes dois tripulantes.
O furacão Helene, de categoria 4, já provocou vários mortos.
"A fechar, uma boa notícia" é uma rubrica que pode acompanhar todos os dias da semana no Jornal Nacional da TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal).