Do início ao fim: os dias do Muro de Berlim

CNN
9 nov, 08:30
Fotografia de 11 de novembro de 1989 mostra soldados da Alemanha Oriental a olharem através de um buraco no Muro de Berlim (Lionel Cironneau/AP)

Este sábado assinalam-se os 35 anos da queda do Muro de Berlim. A CNN Portugal compilou alguns trabalhos para recordar o dia. Pode vê-los aqui

Eis algumas informações sobre o Muro de Berlim, que cercou Berlim Ocidental de 1961 a 1989, numa tentativa de impedir a fuga dos alemães de Leste para o Ocidente. Tornou-se um símbolo das relações Leste/Oeste durante a Guerra Fria.

O Muro

O Muro de Berlim começou por ser uma fronteira de arame farpado e evoluiu para uma barreira de betão fortificado com guardas fronteiriços armados da Alemanha de Leste.

A Alemanha de Leste militarizou toda a fronteira com o Ocidente, colocando mais de um milhão de minas terrestres e destacando cerca de três mil cães de ataque.

O muro entre Berlim Oriental e Ocidental tinha cerca de 12 metros de altura e aproximadamente 27 quilómetros de comprimento, com 302 torres de vigia e 55 mil engenhos explosivos antipessoais (minas terrestres).

Para evitar tentativas de escalar o muro ou de escapar cavando por baixo, o muro foi reforçado com arame farpado, espigões, grades metálicas, bunkers e veículos transformados em obstáculos.

Uma vasta área aberta de terra e areia, uma zona tampão entre os dois muros, ficou conhecida como “terra de ninguém” ou “faixa da morte”, onde os guardas em torres de vigia podiam disparar sobre quem tentasse escapar.

Nos terrenos fronteiriços, pelo menos 140 pessoas morreram, quer por tiro, quer por acidente fatal enquanto tentavam escapar, quer por suicídio.

O posto de fronteira mais famoso era conhecido como Checkpoint Charlie.

Linha do tempo

4-11 de fevereiro de 1945 - Perante a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a Conferência de Ialta dos Aliados decide dividir a Alemanha em quatro zonas de ocupação: A Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos ocupam as zonas ocidental, noroeste e sul, e a União Soviética ocupa a zona oriental. Berlim, situada em território soviético, é também dividida em zonas oriental e ocidental.

1949 - As zonas ocupadas pela Grã-Bretanha, França e Estados Unidos tornam-se a Alemanha Ocidental (formalmente conhecida como República Federal da Alemanha). A zona soviética torna-se a Alemanha de Leste (formalmente conhecida como República Democrática Alemã). A Alemanha Ocidental é uma república democrática. A Alemanha de Leste é um país comunista alinhado com a União Soviética.

1949-1961 - Mais de 2,7 milhões de alemães de Leste fogem para o Ocidente. Os cidadãos estrangeiros, os alemães ocidentais, os berlinenses ocidentais e o pessoal militar dos Aliados são autorizados a entrar em Berlim Leste, mas os berlinenses orientais precisam de um passe especial para sair.

12 de agosto de 1961 - O líder do Partido Comunista da Alemanha de Leste, Walter Ulbricht, assina a ordem de construção de uma barricada que separa Berlim Oriental de Berlim Ocidental.

13 de agosto de 1961 - O chefe das forças de segurança da Alemanha de Leste, Erich Honecker, dá ordens à polícia e às tropas para erguerem uma vedação de arame farpado e inicia a construção de barricadas de betão.

18 de agosto de 1961 - O vice-presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson, e o general reformado Lucius Clay deslocam-se a Berlim, numa demonstração de apoio dos EUA à Alemanha Ocidental.

20 de agosto de 1961 - Os EUA enviam para Berlim uma força de intervenção de 1.500 homens, numa altura em que as tensões aumentam ao longo da fronteira.

23 de agosto de 1961 - Os berlinenses ocidentais sem autorização são proibidos de entrar em Berlim Leste.

26 de junho de 1963 - O presidente dos EUA, John F. Kennedy, discursa para uma multidão em Berlim Ocidental, na Rathaus Schöneberg (Câmara Municipal), na Rudolph Wilde Platz: “Hoje em dia, no mundo da liberdade, o maior orgulho é ‘Ich bin ein Berliner’ (‘Eu sou um berlinense’) todos os homens livres, onde quer que vivam, são cidadãos de Berlim. E por isso, como homem livre, orgulho-me das palavras 'Ich bin ein Berliner'”.

12-13 de setembro de 1964 - Martin Luther King Jr. visita Berlim a convite do presidente da Câmara de Berlim Ocidental, Willy Brandt. King profere um sermão em ambos os lados do muro intitulado “Leste e Oeste - Filhos de Deus”.

3 de setembro de 1971 - As conversações entre os EUA, a Grã-Bretanha, a França e a União Soviética conduzem ao Acordo das Quatro Potências sobre Berlim, um decreto destinado a melhorar as condições dos berlinenses ocidentais e a facilitar as viagens de e para a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental, bem como as viagens dos berlinenses ocidentais para o Leste. O acordo também normaliza o estatuto de Berlim como cidade dividida.

21 de dezembro de 1972 - A Alemanha Ocidental e a Alemanha de Leste assinam o Tratado de Base, que normaliza as relações diplomáticas e reconhece a soberania mútua.

12 de junho de 1987 - Num discurso nas Portas de Brandemburgo, o presidente dos EUA Ronald Reagan desafia o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética Mikhail Gorbachev, líder da URSS, a “deitar abaixo este muro!”

Abril de 1989 - Os guardas fronteiriços da RDA recebem instruções para deixarem de “utilizar armas de fogo para impedir violações das fronteiras”.

18 de outubro de 1989 - O chefe do Partido Comunista, Honecker, é destituído e substituído por Egon Krenz.

2 de novembro de 1989 - Krenz anuncia profundas reformas políticas e económicas.

4 de novembro de 1989 - Mais de meio milhão de pessoas participam numa manifestação a favor da liberdade em Berlim Leste, exigindo eleições livres.

6 de novembro de 1989 - É aprovada uma lei preliminar que concede a todos os cidadãos o direito de viajar e emigrar, com restrições. O tempo de viagem continua a ser limitado e as autoridades podem recusar arbitrariamente a autorização para viajar.

7 de novembro de 1989 - O governo da Alemanha de Leste demite-se. Quase metade dos membros do Politburo são destituídos e substituídos no dia seguinte.

9 de novembro de 1989 - A Alemanha de Leste levanta as restrições às viagens para o Ocidente. Guenter Schabowski, membro do Politburo, anuncia que os cidadãos da Alemanha de Leste podem “sair do país através dos pontos de passagem fronteiriços da Alemanha de Leste”, com efeitos imediatos.

9-10 de novembro de 1989 - Multidões jubilosas derrubam o muro, pedaço a pedaço, com as mãos, picaretas, marretas e pás.

10-11 de novembro de 1989 - São abertos vários novos pontos de passagem. Dezenas de milhares de pessoas atravessam para Berlim Ocidental.

3 de outubro de 1990 - A Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental são oficialmente reunificadas sob o nome de República Federal da Alemanha.

14 de agosto de 2018 - Um membro do conselho de Berlim anuncia que uma secção do muro, até então desconhecida, foi recentemente descoberta numa zona residencial da cidade. O muro tinha sido coberto por arbustos altos, razão pela qual permaneceu escondido durante tanto tempo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados