Onze histórias guardadas em vinte anos de Academia

21 jun, 09:25
Academia Alcochete

Os verdadeiros protagonistas de Alcochete, os jogadores que por lá passaram, abrem o livro para recordar os episódios mais engraçados ou marcantes do centro de formação. Venha daí nesta viagem por duas décadas de memórias.

Siga este link para entrar no dossier que lhe conta onze histórias guardadas em vinte anos

21 de junho de 2002.

Há precisamente vinte anos, a Academia Sporting foi oficialmente inaugurada, numa cerimónia que marcou o arranque de facto do primeiro centro de formação de um clube em Portugal.

Na verdade, a Academia recebeu o primeiro treino no final de janeiro, os primeiros jovens em regime de internato chegaram em fevereiro e o primeiro treino da equipa principal aconteceu em abri, mas foi só a 21 de junho que foi inaugurada. Numa cerimónia que contou com Dias da Cunha, Ribeiro Telles e José Roquette que tinha sido o mentor do projeto.

Teve a primeira pedra lançada em 2019, demorou menos de três anos a ser construída e custou 17 milhões de euros. Um valor que já foi largamente pago com os mais de 300 milhões de euros que o clube ganhou com a venda de jogadores da formação que passaram por Alcochete. A equipa principal, aliás, já estreou 65 miúdos saídos dali.

O primeiro foi, curiosamente, Cristiano Ronaldo, ele que entrou na Academia integrado na equipa de juniores, mas pouco depois saltou para o plantel principal. Hoje é o símbolo maior da formação do Sporting e dá o nome à Academia.

Ora em vinte anos muita coisa acontece. Para celebrar uma data tão redonda, o Maisfutebol falou com os verdadeiros protagonistas, os jogadores que por ali passaram, e ouviu deles as histórias que aquelas paredes ainda guardam.

Siga este link para entrar no dossier que lhe conta onze histórias guardadas em vinte anos

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados