Lotes de chocolates Kinder retirados do mercado português

6 abr 2022, 18:36
Kinder surpresa Maxi (Direitos Reservados)

Em causa estão os Kinder Schhokobons (todos os formatos); os kinder surpresa Maxi e os Kinder Happy Moments, todos com a validade entre 26/05/2022 e 21/08/2022

Vários produtos de chocolate da marca Kinder foram retirados do mercado português "por precaução", após os mercados francês e britânico terem eliminado estes produtos dos supermercados, por suspeitas de que possam ter sido o motivo de casos de intoxicação por salmonella.

"A Ferrero Iberica, de forma voluntária e como medida de precaução, deu ordem de retirar do mercado português alguns lotes dos produtos fabricados na Bélgica, depois de alguns casos de salmonela terem sido registados no Norte da Europa", lê-se na nota enviada pela Ferrero, empresa que fabrica os chocolates Kinder.

De acordo com a empresa, em causa estão os Kinder Schhokobons (todos os formatos); os kinder surpresa Maxi e os Kinder Happy Moments, todos com a validade entre 26/05/2022 e 21/08/2022.

"A Ferrero está a cooperar com as autoridades sanitárias portuguesas para a retirada dos produtos com a maior rapidez possível", lê-se no comunicado.

Recorde-se que o primeiro alerta ocorreu esta segunda-feira, quando um problema num lote de ovos Kinder provocou a infeção por salmonellas num grupo de cerca de 57 pessoas no Reino Unido. A maior parte dos infetados pela bactéria foram crianças, entre os três e os cinco anos.

A este mercado seguiu-se o francês, que anunciou a retirada dos chocolates, também após o relato de pelo menos 15 infetados.

Esta terça-feira, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disse estar a acompanhar o caso dos chocolates Kinder e que a informação recolhida indicava que os lotes contaminados não tinham vindo para Portugal. No entanto, a Ferrero adiantou esta quarta-feira que, por "máxima precaução", os kinder acima mencionados iam ser retirados o mais rapidamente possível.

A Ferrero Iberica adiantou ainda que os restantes ovos Kinder Surpresa de qualquer formato, o ovo de Páscoa Kinder Gran Surpresa e todas as restantes marcas Kinder "não foram afetados pela retirada".

A empresa termina a nota lamentando este "incidente" e apela para que não sejam consumidos estes produtos e contacte o serviço de atendimento em www.ferrero.pt. "Tenha à mão a embalagem que indica o lote de produção para poder ser informado adequadamente", lê-se.

A empresa reitera, no entanto, que até ao momento não foi detetada a presença de salmonella nas análises feitas aos produtos Kinder.

Relacionados

País

Mais País

Mais Lidas

Patrocinados